Seja Bem Vindo!

segunda-feira

Horário de verão...


Começou o horário brasileiro de verão. Desde 0h deste domingo (17) moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste adiantaram seus relógios em uma hora.
O principio deste horario continua o mesmo: adaptar nossas atividades diárias à luz do Sol com o aproveitamento das estações de verão/primavera; nas estações de outono/inverno os relógios são atrasados, retornando assim ao horário habitual.
Nos meses de verão o Sol nasce antes que boa parte da população tenha iniciado seu ciclo de trabalho. Assim, se os relógios forem adiantados durante esse período, a luz do dia será melhor aproveitada e as pessoas passarão a consumir energia em melhor acordo com a luz solar.
Hoje, aproximadamente 30 países utilizam o horário de verão em pelo menos parte de seu território.

Sempre que começa um horario de verão, isto é, quando se subtrai uma hora do dia, adiantando os relógios em uma hora, causamos um desconforto físico (por afetar o relógio biológico) e psicológico (por causar a sensação de perda de tempo).
Quando ele termina, ao contrário, temos essa hora que nos foi tomada de volta e a ilusão de um dia com 25 horas. É uma ilusão porque na verdade estamos apenas nos reajustando à natureza.
Com o fim do horário de verão os fenômenos celestes (nascer o pôr-do-sol, por exemplo) voltam a coincidir com o horário "normal" – que se não serve para economizar ou garantir mais segurança ao sistema elétrico, pelo menos é aquele com o qual estamos acostumados há milhares de anos.

Então se você ainda não adiantou seu relogio, não perca tempo!.

Um comentário:

  1. Eu moro em Recife. Nordeste.
    Não temos horário de verão aqui.
    Adorei o post.
    Gostei mesmo.
    Me esclareceu coisas que já estava buscando saber.
    Parabéns. :)
    Beijinhos no ♥

    Quando der, vista o meu blog tá?
    http://aborboletra.blogspot.com

    ResponderExcluir